PRONATEC: EMBU-GUAÇU REÚNE PRIMEIRAS TURMAS DE ALUNOS PARA AULA INAUGURAL

pronatec

Foi realizada na noite da última quinta-feira (08), no Centro Cultural, a aula inaugural dos cursos do Pronatec por meio do Senai em parceria com a Prefeitura de Embu-Guaçu, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Relações do Trabalho e Secretaria Municipal de Educação. Nesta etapa estão sendo oferecidos quatro cursos profissionalizantes nas áreas de Desenhista Mecânico, Operador de Empilhadeira, Agente de Inspeção de Qualidade e Montador Reparador de Computadores. São oferecidas aos interessados cerca de 200 vagas totalizando os quatro cursos, destruídas entre as unidades/escolas (Vladmir Costa, Amanda e Etelvina) nos três turnos (matutino, vespertino e noturno).

O evento contou com a presença do Prefeito Clodoaldo Leite da Silva (PMDB), do Vice-Prefeito Manoel do Posto (PV), da Secretária de Assistência Social, Cristiane Mandaji da Silva, dos Vereadores: Toninho do ValFlor (PMDB) e Sandro Social (PT), e do Coordenador do PAT, David Luis Neves, além do representante do Senai, alunos, professores e coordenadores das turmas estreantes. Durante a solenidade foram destacas as vantagens dos cursos e as potencialidades da cidade em absorver a mão de obra qualificada. “Temos que buscar conhecimento. Embu-Guaçu vai receber vários empreendimentos num futuro próximo. E vamos fazer mais pelo município, graças ao empenho de nosso Prefeito, hoje, os cursos são uma realidade aqui na cidade. Todos devem ter o direito à oportunidade de crescimento na vida e esses cursos são um dos caminhos para isso”, destacou o Vice-Prefeito Manoel do Posto.

Esta é a primeira etapa de turmas que iniciam cursos do Pronatec no município. A busca constante por qualificação e ficar atento às exigências do mercado de trabalho foram os pontos destacados no evento. O Prefeito Clodoaldo aproveitou o ensejo para firmar mais uma vez o compromisso do seu Governo com a educação do município. A preocupação com a empregabilidade dos alunos do Pronatec também foi citada no discurso do Prefeito Clodoaldo, “Está na hora de deixarmos de ver Embu-Guaçu como sendo apenas uma cidade-dormitório e passarmos a encará-la como uma cidade de oportunidades. A Prefeitura vai se esforçar ao máximo para que os alunos que se formem no programa consigam trabalho aqui mesmo”, afirmou. “O mercado a cada dia se torna mais competitivo e aqueles que possuem mais capacidade ocuparão as melhores oportunidades. O preparo, isso deve ser prioridade, pois o mercado é seletivo e quanto mais cedo se adquire conhecimento mais cedo se garantirá, em meu Governo o apoio para o desenvolvimento e geração de oportunidades de qualificação profissional tem sido constante”, conclui o Prefeito Clodoaldo.

Já a Secretária Municipal, Cristiane Mandaji da Silva, disse que “é uma satisfação muito grande estar presente na Aula Inaugural dos cursos do Pronatec” e, se dirigindo aos alunos, destacou que “vocês são pessoas que vão contribuir para melhorar a qualidade de vida do nosso povo através da prestação de serviços que realizarão a partir do conhecimento que vão adquirir nos cursos”. A Secretária também destacou que “o mundo é das pessoas de boa vontade” e desejou sucesso para os alunos. Para o coordenador do PAT, David Luis Neves, é importante frisar também o apoio e a parceria com o Governo municipal e seus gestores. “Sem o apoio dos gestores, das pessoas que estão à frente da Prefeitura e das Secretarias de Educação e Assistência Social não teríamos condição de levar este projeto a frente, pois recebemos toda parte logística para execução do projeto dessa parceria” ressaltou David.

O que é o Pronatec? – O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O Pronatec tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica. Nos próximos quatro anos o Governo Federal pretende criar 8 milhões de vagas para acabar com o apagão de mão de obra qualificada que entrava o desenvolvimento econômico e social do país.

Depto de Comunicação Social P.M.E.G