COMEÇA HOJE A APLICAÇÃO DO SAEB 2023

COMEÇA HOJE A APLICAÇÃO DO SAEB 2023
O SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica - iniciou hoje nas escolas públicas e privadas (por amostragem) em todo o estado de São Paulo. As avaliações de Língua Portuguesa e Matemática ocorrerão entre os dias 7 e 17 de novembro.
O SAEB, que acontece a cada dois anos, é um sistema de avaliação externa que permite realizar um diagnóstico do desempenho escolar e, consequentemente, trabalhar os conteúdos com o objetivo de avançar no desenvolvimento do estudante a partir dos resultados do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
A Escola Municipal Bairro da Lagoa Grande foi a primeira unidade escolar da Rede Municipal a iniciar a maratona de provas do SAEB. As demais escolas que atendem estudantes do 5º ano, dos Anos Iniciais e do 9º ano, dos Anos finais do Ensino Fundamental também serão avaliadas nos próximos dias.
A Secretaria Municipal de Educação reconhece o esforço de todos os gestores, professores e profissionais envolvidos com a educação que desempenham diariamente um trabalho sério e de excelência com o objetivo claro de assegurar um ensino de qualidade aos seus estudantes.
Boa sorte a todas as escolas que estão situadas no Município de Embu-Guaçu, em especial, às Escolas da Rede Municipal de Ensino, que realizarão as avalições externas do SAEB 2023.
EM BAIRRO DA LAGOA GRANDE – 07/11/2023
![]() |
![]() |
AFINAL DE CONTAS, O QUE É ESSE IDEB?
ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro com base na combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb) e a taxa de aprovação, indicador que tem influência na eficiência do fluxo escolar, ou seja, na progressão dos estudantes entre etapas/anos na educação básica.
O Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica – criado em 1990, tem como objetivos aferir os conhecimentos e habilidades dos alunos, mediante aplicação de testes, com a finalidade de avaliar a qualidade do ensino ministrado; verificar os fatores contextuais e escolares que incidem na qualidade do ensino: condições de infraestrutura das unidades escolares; perfil do diretor e mecanismos de gestão escolar; perfil do professor e práticas pedagógicas adotadas; características socioculturais e hábitos de estudo dos alunos. Desde então, foram várias as mudanças, da adoção de novas metodologias que permitem a comparação de dados ao longo do tempo à inclusão de informações para aumentar a relevância pedagógica do material fornecido às escolas e aos sistemas de ensino.
Em resumo, o IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
Como é calculado o Ideb? Com base no aprendizado dos alunos: a soma de português e matemática, dividida por dois, multiplicada pela taxa de aprovação é que resulta na nota do IDEB.
Assim, embora uma escola tenha obtido um resultado de 6,0 nas avalições, porém com taxa de aprovação de 0,84 obterá um IDEB de 5,0 ou 5,1.
Os instrumentos utilizados no SAEB são: Testes de Matemática e de Língua Portuguesa, com foco em resolução de problemas e em leitura, respectivamente, definidos nas Matrizes de Referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica, que aferem o desempenho dos estudantes.
Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.
A análise dos resultados das avaliações possibilita a criação de um painel da Educação no país, ferramenta fundamental na elaboração de políticas públicas para a área. Em uma perspectiva política, elas contribuem para definir qual o direito de aprendizagem básico que todo aluno deve ter assegurado. Esses parâmetros são essenciais para que as redes de ensino e as escolas reflitam quais são as estratégias para promover uma Educação de qualidade.






